O verdadeiro pesadelo de qualquer pai é descobrir que seu filho é um viciado em drogas. Pior ainda que este pesadelo, é não saber como ajudá-lo. Para sua orientação, aqui vão alguns sinais e sintomas de possível uso de drogas:

Os adolescentes são por definição temperamentais. Entre as confusões dos hormônios e das dificuldades de tentar crescer, seu adolescente viverá um turbilhão de emoções que oscilarão a todo instante. Assim se ele estiver muito retraído e distante pode ser um indício de algum problema, ou ainda de uso de drogas,

Seu filho tem apresentando algum desses sinais:

– Mudança repentina nas notas

– Dormindo demais ou dormindo de menos

– Comendo de tudo repentinamente, ou ficando dias sem comer?

– Mudança de repentina de amigos

– Alteração drástica de peso

– Faltar às aulas ou interromper a prática de esportes ou hobby

– Mudança repentina de humor e temperamento

– Pupila dilatada

– Perdeu o interesse em cuidar da aparência

– Você encontrou drogas na sua roupa ou em seu quarto?

– Você notou falta de determinados remédios ou dinheiro?

– Desaparecimento repentino de objetos da casa

Qualquer um desses itens podem ser indícios do uso de drogas, ou ainda outro problema qualquer. Então, o que fazer?

Um dos cuidados que podem ser tomados no dia a dia é procurar saber sempre com quem seu filho tem amizade, e com quem ele sai. É necessário que você tenha sempre os telefones e endereços de todos os amigos do seu filho. Quando ele for sair com os amigos, faça-o dar a você o contato do adulto responsável pelo amigo, caso contrário, nada de passeio.

Procure estabelecer contato com as famílias dos amigos dos seus filhos, para que você possa certificar-se de como a família do amigo se envolve na educação dos filhos, assim, você poderá decidir se esta amizade é uma boa influência ou não para o seu filho.

Mantenha sempre o canal de comunicação aberto para o seu filho, e ao conversar com ele, procure ouvir mais e falar menos. Nada de fazer sermões intermináveis. Lembre-se, o que seu filho precisa é ser ouvido e compreendido. Por isso aprenda a ouvir com o coração.

O que leva um adolescente a usar drogas?

Porque alguns adolescentes usam drogas? Muitos pais pensam que os jovens começam a usar drogas porque estão deprimidos ou porque estão passando por problemas em casa ou na escola.

Saber algumas das razões que podem levar os jovens às drogas, podem ajudar a compreender as muitas pressões que eles enfrentam. Algumas delas são:

ü Querem experimentar algo diferente

ü Disponibilidade: acesso muito fácil à droga através de amigos

ü Ser aceito no grupo `todos os meus amigos usam `

ü Rebeldia: `já que você não aprova então eu vou usar`

ü Depressão: `quero apenas me sentir melhor`

ü Segurança e auto-estima: `quero me sentir bem comigo mesmo`

ü Não saber lidar com pressões e cobranças `Meus problemas desaparecem`

ü Seguindo exemplo: se os pais usam drogas ou álcool, não se surpreenda de seu filho seguir-lhe

ü Confiança nos amigos: os jovens confiam sempre na opinião dos amigos, seja ela qual for, e no que refere-se às drogas, eles confiam cegamente

Seja qual for o sinal, jamais tire conclusões apressadas. Pense antes em todas as possíveis razões da mudança de comportamento do seu filho. É devido às alterações próprias da puberdade? É problema na escola ou com amigos? Existe alguma situação na família que pode estar afetando o seu filho?

Esteja sempre alerta a qualquer indício, antes que o problema atinja um ponto irreversível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.